Bauru de Assadeira

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Semana acabou, sexta-feira, dia de Fifa! E hoje também foi aniversário da Juliana, que trabalha aqui conosco, fiz uma torta de chocolate com recheio de damasco, que vai ficar para o próximo post.

A Juliana ainda é nova na empresa, mas já faz parte da família SSTecnologia. Parabéns, desejo tudo de melhor para você, muito sucesso e que venham muitos aniversários por aqui, muuitas felicidades!

Bom,hoje vou postar a receita que fiz para os meninos, que é um Bauru de assadeira, mas que para mim, na verdade é um misto quente de assadeira, Bauru de verdade é feito com rosbife. Gente moro pertinho de Bauru, cidade que originou esse lanche e não é feito só com presunto e queijo não, tem que ter carne! Mas essa historia fica para outro post!

Vamos à receita. Levemente adaptada daqui.

BAURU DE ASSADEIRA

Ingredientes

Massa

  • 1 1/2 xícara de leite morno
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo (usei quase 4 para dar o ponto da massa)
  • 1 xícara de margarina (usei menos de 100g)

Recheio

  • 300 g de presunto
  • 300 g de muçarela
  • 2 tomates em rodelas
  • 1 cebola cortada ao meio e fatiada
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • cheiro-verde a gosto
  • 1 gema para pincelas

Modo de Preparo

Em um bolw esmigalhe os tabletes de fermento biológico fresco e adicione o leite morno. Com ajuda de um fouet, misture bem, até que o fermento esteja todo dissolvido. Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando com o fouet, adicione o açúcar, o sal, o óleo e a farinha peneirada aos poucos.

Eu fui misturando com o fouet até que ficasse consistente, depois fui misturando com as mãos e acrescentando a farinha até que desse o ponto de desgrudar das mãos. Fica uma massa muito bonita, macia e fácil de manusear. Deixe descansar por 30 minutos dentro do bolw, coberto com um pano de prato.

Enquanto isso, corte os tomates e a cebola, tempere com o vinagre, eu coloquei por conta, uma pitada de sal, pimenta do reino branca, moída na hora e orégano.

Voltando a massa, ela irá dobrar de volume, divida a massa em duas partes iguais e abra com a ajuda de um rolo, na espessura de 1 a 2 cm. Pegue a margarina e vá passando por toda a massa, não precisa ser muito, apenas uma quantidade que cubra toda a superfície da massa. Dobre a massa duas vezes ao meio, como um envelope, dobre ao meio, depois dobre novamente ao meio e abra novamente, no formato da assadeira que você irá utilizar, eu usei uma de tamanho médio.

Unte e enfarinhe a assadeira e coloque essa metade da massa. Coloque por cima o presunto, a muçarela, espalhe os tomates e a cebola e salpique o cheiro verde por cima.

Faça o mesmo processo com a outra metade da massa, abra, passe a margarina, dobre duas vezes e abra novamente no formato da assadeira. Cubra o recheio com essa massa, pincele a gema e por cima, salpique gergelim branco e orégano.

Leve para assar em forno pré-aquecido 200 ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja dourado.

Vamos às fotinhas!

Gente, saindo do forno quentinho, com o queijo puxando, que delícia! Achei super fácil essa receita e fica muuuito bom! Amei!

Um ótimo final de semana à todos!!!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

10 Comments

  1. que lindo Laine!!!Nossa q massa bonita! Será que consigo esse efeito? Estava com saudades de comentar aqui, mas passo sempre que recebo a newsletter pra ver as delicias q vc prepara! bjo

  2. Uau!!! Que DELÍCIA!!! Com certeza fez maior SUCESSO!!!
    Grande beijo e um ótimo domingo, Irene

    • Olá Irene!
      Vc viu que delícia, de fato ficou muito bom mesmo, hehehe…
      Um ótimo domingo e uma semana maravilhosa para você!
      Beijos querida!

  3. Laine, quem é esse time de gatos que sempre aparece experimentando essas receitas maravilhosas, deve ser difícil……………………… degustar tantas receitas gostosas.

    • Oiess Fabiana!

      Essa é a turma do FIFA, são também minhas cobaias, hahaha… Mas acho que até hoje as coisas sempre deram certo, acho que eles nunca passaram nenhum aperto, hehehe…

      O de camisa do corinthians é o Joacir, sócio do Fábio, meu namorado, que é o de polo azul no canto direito, no meio, está o André que é amigo nosso e o de barba é o Vinícius, que é funcionário da empresa aqui. Turminha animada!

      Uma ótima semana para você!

      Beijooo…

  4. nham nham nham!!
    Vou fazer!!

    Beijão!!

  5. Sabe que já algum tempinho venho visitando seu blog e ainda não tinha comentado. Mas é chegada a hora e tenho a dizer que PAREI no seu bauru e fiquei com antenas ligadas e logo vou fazer o meu bauru e volto para te contar. Quero te dar os parabéns pois vc tem um blog gostoso de ler e dizer que adorei chegar até aqui eu tenho 5 anos blogando e sempre que descubro um blog que me encando fico muito feliz. Parabéns!

    • Olá Eliana!

      Nossa, vindo de você, fico lisonjeada, obrigada pelas palavras! Acompanho seu blog desde o “Sabores da Lica” e adooroo tudo que vc faz!

      Obrigada de coração pelo carinho!

      Beijooo…

Deixe uma resposta