Oiessss pessoas!

Como vocês estão essa semana? Comigo tudo ótimo, na correria de sempre, trabalhando bastante, malhando bastante, comendo bastante, comendo principalmente, né?!

Eu sempre falo que eu faço academia é para poder comer mais, poder comer pastel, comer tudo que eu tenho vontade, sem ficar com peso na consciência depois, kkkk… Claro que as vezes pesa, por exemplo, fiquei na academia uma hora e vou comer um super, big, ultra, lanche, o peso na consciência bate na hora, mas ai penso, pelo menos estou me exercitando, pior seria se estivesse só comendo, hahahaha, ai que desculpinha, né gente? Brincadeira, eu não como tanto assim, um lanche eu costumo comer apenas metade, se eu como a outra metade, sempre me arrependo depois, porque ai fico me sentindo estufada.

Acho que nem comentei aqui, mas eu comecei a frequentar uma nutricionista há aproximadamente uns 8 meses, no começo é lindo, super fácil, cada vez que você vai, perde mais de 1 kg, mas ai, a gente vai ficando preguiçosa, vai parando se seguir a dieta a risca e ai, as vezes ganha umas graminhas, as vezes perde, da ultima vez que eu fui, mês passado, perdi só 500 g, mas ta bom, no total eu já perdi 5 kg nesse período. É bem verdade que eu gostaria de perder mais uns 4 kg, mas ta difícil, acho que vou me conformar com o peso que estou, continuar frequentando a academia, porque é bom para a nossa saúde se exercitar também, mas vou desencanar, se perder peso, ótimo, mas se não perder também, não tem problema.

Me privar de comer qualquer coisa por dieta, é depressão na certa, se tem uma coisa que eu AMO fazer, essa coisa é COMER, gente, um dos maiores prazeres da vida é saborear uma boa comida, aproveitar uma sobremesa gostosinha, comida é conforto, é família! Na minha casa, eu cresci fazendo todas as refeições com a família inteira na mesa, não tinha essa de um comer antes do outro, sempre sentávamos todos juntos e conversávamos e aproveitávamos esses momento família. E eu quero fazer isso com a minha família também, quando tiver meus filhos, vou fazer um esforço para ter todos na mesa juntos, é muito bom!

Bom, chega de “conversê” e vamos à receita do dia. Receita original peguei do querido Richie do blog A Cozinha Coletiva, confere lá, as fotos dele são incríveis.

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

INGREDIENTES

Massa:

– 300 g de chocolate amargo em pedaços (usei o meio amargo mesmo e ficou ótimo também)

– 225 g de açúcar

– 180 ml de água fervente

– 225 g de manteiga sem sal, picadas em cubos

– 6 gemas

– 6 claras em neve

– 1 colher de chá de café solúvel (não usei porque não tinha em casa)

– 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Cobertura:

– 400 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chatilly

– 1 pote de iogurte natural

– 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

– Morangos e blueberry a gosto

MODO DE PREPARO

Unte uma forma de 23 cm de aro removível e forre com papel manteiga o fundo e as laterais e unte o papel manteiga também.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Massa

Na receita original diz para usar o processador, como eu não tenho, usei o liquidificador mesmo e deu super certo, pulse o chocolate e o açúcar até virar um pó fino, eu achei que isso não iria funcionar, mas não é que da certo! Em seguida, adicione a água fervente, a manteiga picada, as gemas, o café (não usei) e a baunilha, pulse até ficar homogêneo. Nessa parte fica um pouco difícil para o liquidificador, mas é só mexer um pouco com uma colher e pulsar, mexe e pulsa e da certo. Reserve.

Bata as claras em neve e adicione o creme reservado, misture tudo bem delicadamente, mexendo de baixo para cima, para não perder o aerado das claras em neve.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 55 minutos, no meu forno demorou mais, ficou uns 10 minutos a mais, mas fique de olho, cada forno é de um jeito, então pode ser que o seu forno demore menos.

O bolo vai assar, crescer bastante e depois rachar a superfície e murchar. Não se preocupe que isso é normal. O meu depois que eu tirei do forno e deixei esfriar, ele até soltou um pouco de água, que escorreu pelo fundo da forma, não sei se foi mais água que o necessário por engano, mas não foi nada que tenha atrapalhado o resultado final.

Deixei na geladeira de um dia para o outro.

Antes de servir, eu bati o creme de leite em ponto de chantilly, acrescentei o iogurte natural e o açúcar, eu coloquei três colheres, mas fica a gosto de cada um, se preferir menos doce, coloque menos açúcar, se preferir mais docinho, coloque mais açúcar.

Desenforme o bolo em um prato de servir, coloque esse chantilly por cima e adicione os morangos e blueberry, pode colocar a fruta que você encontrar, amoras, framboesas, fazer um mix de frutas vermelhas também deve ficar maravilhoso.

Pronto, só servir, vamos as fotos!

Que coisa linda que fica esse bolo pronto para servir! E não é apenas lindo, fica uma delícia, a massa do bolo não é doce, porque usamos o chocolate meio amargo, ai combina com o chantilly levemente azedinho por conta do iogurte e o frescor das frutas, combinação perfeita!

Todo mundo comeu e repetiu, delícia gente!

Comentem ai, façam e me contem como ficou o de vocês, ok?

Ahn mandem fotos para mim elainefujiwara@hotmail.com.

Beijos, beijos, beijos…