Bolo Nuvem de Chocolate da Nigella

Oláaaa pessoal!!!

Ando afastada, porque não tem sobrado muito tempo para escrever, ainda estamos indo todos os dias para Garça e voltando. Nessa correria, não tenho dado muita atenção para minha mãe, pensando nisso, resolvi fazer um bolo para ela no sábado, fiz um bolo normal, formigueiro, mas que ficou beeemm fofinho, ela ficou mega feliz.

Aí, resolvi perguntar se o Fábio queria um bolo também e ele disse que queria um bolo de chocolate, com cobertura de chantilly, quando ele falou isso, logo lembrei de um bolo que tinha visto no blog do Richie, “A Cozinha Coletiva“, corri lá, dei uma olhada nos ingredientes e resolvi testar essa delícia.

Gente, pensa em um bolo gostoso, pensou? É esse! É surpreendente, vale a pena fazer, eu fiquei muuuito feliz com o resultado, todo mundo gostou, é bem diferente, uma sobremesa espetacular.

Eu peguei a receita aqui, e o Richie pegou a receita desse vídeo aqui.

BOLO NUVEM DE CHOCOLATE

Ingredientes

Massa

  • 250 g de chocolate amargo (eu não encontrei 70% cacau, então usei 60% cacau)
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 6 ovos – 2 inteiros e 4 separados
  • 175 g de açúcar
  • 2 colheres de cointreau ou rum (usei rum)
  • raspas de uma laranja

Cobertura

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (chá) de cointreau (usei rum)
  • cacau para polvilhar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (coloquei por conta)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma redonda de 23cm de diâmetro com papel manteiga e reserve (usei uma forma de fundo removível).

Derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas, e com ele ainda morno, adicione a manteiga e misture para que ela derreta. Reserve.

Batas as claras em neve, em picos moles. Continue batendo adicionando 100 g de açúcar, colherada a colherada, até que os picos mantenham a forma. Reserve.

Em outra tigela, bata com ajuda de um fouet os 2 ovos inteiros, mais as 4 gemas, com os 75 g restantes do açúcar e então adicione, mexendo gentilmente, a mistura de chocolate e manteiga derretidos, o rum e as raspas de laranja.

Incorpore uma porção do merengue à mistura de chocolate. Adicione então o restante do merengue e misture com cuidado, até que a massa fique homogênea e fofa.

Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por 35 ou 40 minutos. O bolo vai crescer bastante e rachar na superfície.

Deixe esfriar dentro da fôrma e não se preocupe, o centro do bolo irá abaixar mesmo e mais rachaduras se formarão.

Na hora de servir, bata o creme de leite na batedeira até conseguir picos moles. Acrescente a baunilha e o rum e bata até o ponto de chantilly. Coloquei duas colheres de açúcar por conta, porque gosto do chantilly mais docinho. Cubra o meio do bolo que “afundou”, com esse creme e polvilhe cacau em pó.

Minhas fotos e meu bolo não ficaram tão bonitos quanto os do Richie, mas garanto que ficou tão bom quanto!

Não tirei foto de quando saiu do forno, mas quando eu vi, nem acreditei, ele cresce um monte mesmo, fica lindo, ai conforme vai esfriando, vai baixando o meio.

A mistura do chocolate amargo, com a laranja, resulta num sabor maravilhoso, eu adoro essa mistura de chocolate com frutas, laranja, morango, limão.

Ahn é, na receita do Richie ele colocou morangos por cima, eu só não coloquei, porque não encontrei no mercado… snif, snif… Mas tudo bem, vou ter que fazer de novo, só para comer com os morangos, que também deve ficar DIVINO!

Vale super a pena! Testem essa receita, é MARAVILHOSA!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

7 Comments

  1. Elaine, sinceramente vou ter que parar de vir aqui! O que eu faço se me dá vontade de tudo?? No final da gravidez e doida por doces e chocolates não pode, né?! rs

    Fiquei tentada a fazer essa torta, mas hoje foi o dia dos cupcakes de cenoura! Amei o bolinho e comi mais do que deveria… Um perigo! rs
    O que mudei foi a cobertura e recheio e acho que ficou tão gostoso quanto os seus, porque fez o maior sucesso por aqui. =)

    Muito obrigada pelas suas receitas e pelo carinho que mantém o Brazilian Spice.

    Beijos,

    Talita

    • Ahnn Talita, me desculpe, hehehe… Imagino as vontades que vc deve sentir, eu sem estar gravida tenho váaariooosss desejos, imagine vc… hahaha….

      E os seus cupcakes ficaram lindos, obrigada pelo carinho em falar do meu blog no seu post, fiquei muuuito feliz e da próxima vez vou fazer igual a sua cobertura, que deve ter ficado DIVINA! Hummm…

      Eu que agradeço pelo seu carinho, sempre falo de você para o meu namorado, do quando vc é uma pessoa linda, muito querida meeesmooo!!!

      obrigada pela visita e pelo carinho de sempre!

      Beijosss…

  2. q bolo é esse minha gente! deve estar muito ruim!!! rsrsrs não ia querer um pedaço…ia querer a metade! e se meu marido ver – chocólatra nada – vc fica sem o bolo!!!parabens pelo capricho! bj

    • Oi Vanessa!
      Obrigada pelo carinho querida! Esse bolo é realmente irresistivel! Faz aí que vc vai ver ele desaparecer em minutos! hehehe…
      Beijos e obrigada pela visitinha!

  3. Adorei o blog, Parabéns!! td mt caprichado, agora tenho que reservar um tempo para testar as receitas 😀 bjs

  4. Teu blog é uma delícia das receitas as fotos voltarei sempre aqui!! também amo cozinhar é realmente uma terapia!!
    bjs

Deixe uma resposta