Cupcake Formigueiro – Aniversário do Elton

Boa noite pessoal!!!

Tudo bem? Semana quase terminando, amanhã aniversário do Fábio, churrasco aqui na empresa, dia especial.

Como comentei no post anterior, essa semana é a semana dos aniversários, segunda foi aniversário do Elton e eu fiz um cupcake formigueiro, que é o que eu vou postar hoje, terça foi do Joacir, fiz um cupcake de chocolate, amanhã não vou fazer cupcake, vai ser bolo normal mesmo, comprado, mas para comemorar aniversário dos três, hehehe.

Essa receita eu tirei de um dos livros de cupcake que comprei,  “Cupcakes 2 – a arte de fazer cupcakes”, da editora Larousse. O livro é lindo e as receitas são ótimas, vale a pena comprar.

Bom, vamos à receita.

CUPCAKE FORMIGUEIRO

Ingredientes

Massa

  • 240 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 4 ovos
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 360 g de açúcar refinado
  • 100 g de coco ralado seco (usei coisa de 30-40 g, que era a quantidade que eu tinha)
  • 240 ml de leite
  • 50 g de chocolate granulado (usei mais, 100 g)

Recheio e Cobertura

  • 1 potinho de Creme crocante Ovomaltine
  • geléia de morango
  • 300 g chocolate meio amargo picado e derretido
  • 200 g de creme de leite (uma caixinha)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e o fermento, misture e reserve.

Bata as claras em neve e reserve.

À parte, bata a manteiga e o açúcar na batedeira, até formar um creme claro e fofo.

Acrescente as gemas uma a uma, batendo bem, entre uma e outra.

Junte o colo ralado e bata mais um pouco.

Adicione a farinha e o leite, alternadamente.

Desliguei a batedeira e acrescente o chocolate granulado e as claras em neve, misturando delicadamente.

Essa receita rende 24 cupcakes, divida nas forminhas, deixando 1/4 da forminha sem massa, pois ela irá crescer bastante, coloque na forma própria para assar os cupcakes e leve ao forno pré-aquecido, 180ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja assado.

Depois de frio, corte um circulo delicadamente para não quebrar, no meio do cupcake, como se fosse um cone, mas sem chegar ao fundo da forminha e tire. Preencha com o creme crocante ovomaltine ou o recheio de sua preferência. Eu usei um pouco de geléia de morango também, porque o potinho que eu tinha, não deu para rechear os 24 cupcakes.

A cobertura, para variar, fiz um ganache de chocolate meio amargo, que eu já expliquei antes, derreta o chocolate meio amargo picado no microondas, de 30 em 30 segundos, quando estiver completamente derretido, coloque o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Ai é só cobrir os cupcakes, pode ser com um saco de confeitar ou mesmo com a colher.

Se quiser, pode jogar um pouco de chocolate granulado sobre a cobertura.

Fotinhas!!!

As fotos não ficaram muuuito boas, mas da para ter uma noção, a massa ficou fofissima e com esse recheio e cobertura, não tem como não ficar bom, né?!

No próximo post eu posto a receita do cupcake de chocolate do Joacir.

Espero que tenham gostado!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

8 Comments

  1. Acompanho seu blog desde que você criou e sempre fico com água na boca cada vez que você posta receitas e fotos novas. Nunca comentei talvez pelo fato de eu não saber cozinhar muito bem e ser um pouquinho preguiçosa pra isso, mas confesso que suas receitas me inspiram. Nunca experimentei um cupcake, nem sabia o que era isso até ver no seu blog, mas ver que a receita não é difícil e as suas fotos me dá vontade de tentar fazer também!! hahaha
    Beijos!

    • Oiess Carol!!!
      Obrigada pelo carinho! Eu sempre gostei de cozinhar, mas foi depois do blog que comecei a ter vontade de testar coisas diferentes, fazer receitas que nunca tinha feito antes. Mas cozinhar é uma coisa de paciência mesmo, eu fico horas na cozinha, as vezes entro nela no sábado para fazer o almoço e saio dela depois da meia noite. Mas nem vejo a hora passar… hehehe
      Tenta fazer as receitas e depois me conta se deu certo!
      Beijoss

  2. Katia Maria

    Estou iniciando na arte do cupcake e experimentando as receitas da net, pois me recuso a fazer qualquer bolo ou cupcake com massa pronta (kkk). A sua receita é simplesmente maravilhosa. A massa ficou fofíssima do jeito que costumo fazer bolos (meu marido adorou e está comendo todos pois usei 100g de coco e 100g de granulado). Só tenho uma dúvida: são 360g de açúcar mesmo? Não coloquei cobertura pois fiquei com medo de ficar doce demais. Nota para seu cupcake: 1000. Parabéns. Amei seu blog.

    • Olá Katia!

      Que bom que você gostou da receita, essa massa é realmente maravilhosa. E a quantidade de açúcar é essa mesmo, mas nada impede que você diminua, caso você prefira menos doce.

      Obrigada pelo carinho! Volte sempre! E você tirou foto do cupcake? Se sim, me envia, para eu colocar na seção “TESTADO e APROVADO!” do blog.

      Beijos querida!

  3. Laine eu posso colocar essa massa para assar já com recheio?

    • Oi Naiara!

      Nesse caso não pode, senão o recheio vai derreter e misturar com a massa. O recheio tem q ser colado depois de assado mesmo, ok?!

      Beijão querida!

  4. Débora Kamilla

    Não sei se sou só eu, mas tenho dificuldade em rechear sem quebrar o cupcake, será que você teria um tutorial ou uma dica pra ajudar com esse problemas?
    Obrigada desde já, amo seu site, nunca vi receitas tão maravilhosas como as que você posta aqui *-*

    • Oi Débora!

      Obrigada pelo carinho!!! Nossa então, um tutorial, vou ver se consigo fazer alguma coisa, uma dica que posso dizer, seria tomar cuidado para não fazer um círculo muito grande, tem que ser bem no meio do cupcake e tem que sobrar uma bordinha boa, senão ele desmancha mesmo. Tem que ser bem delicada mesmo na hora de fazer o buraco para rechear. Mas se você tiver bico de confeiteiro, você nem precisa fazer o buraco, é só colocar o bico bem no centro, dentro do cupcake e rechear, só tomar cuidado para não colocar recheio demais!

      Beijão querida!

Deixe uma resposta