E ontem foi dia de FIFAFriday!

Oiesss amigos!

Dia de Fifa, o pessoal ainda está jogando e eu vou aproveitar para postar a receita de hoje para vocês. Aliás, primeiro FIFA sem o Fabinho, que já partiu para Porto Alegre. Pois é, nos abandonou e foi aprender a fazer churrasco estudar no Rio Grande do Sul, boa sorte aí Fabinho, estuda mesmo e vê se aprende a fazer churrasco aí… hahaha.

Terça-feira de carnaval, estava na casa da minha mãe de manhã fazendo o almoço para ela, quando vi a Ana Maria Braga preparando essa receita. Gente, quantos mil anos não assistia Mais Você, hehehe… E achei que seria legal preparar essa receita para o pessoal.

Vamos lá!

PASTEL DE FORNO LIGHT

Ingredientes

  • 200 g de farinha de trigo
  • 200 g de requeijão cremoso
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 gema
  • sal a gosto
  • 1 gema para pincelar

Recheio de Ricota e Peito de Peru

  • 120 g de peito de peru picadinho
  • 120 g de ricota (usei o que rendeu da receita caseira, segue abaixo)
  • 50 g de requeijão
  • cheiro-verde picadinho a gosto
  • sal quanto baste

Ricota Caseira

  • 1 litro de leite integral
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 4 colheres (sopa) de vinagre claro

Modo de Preparo

Primeiramente prepare a ricota. Leve o leite ao fogo até ferver e desligue. Acrescente a água e o vinagre e deixe esfriar. O soro irá separar completamente.

Passe por uma peneira e depois tire o excesso com a ajuda de um guardanapo limpo. Rendeu bem pouquinho, mas foi o suficiente para a receita.

E fica muuuito melhor que o comprado pronto, vale a pena fazer.

Recheio: Misture a ricota, com o peito de peru picado (usei o defumado, que já vem picadinho no supermercado), o requeijão, o cheiro-verde e corrija o sal. O requeijão eu usei a quantidade suficiente para que desse a liga ao recheio, que deve ficar tudo grudadinho, para facilitar na hora de rechear. Reserve.

Massa: Misture todos os ingredientes e sove a massa até que fique homogênea. Deixe descansar por uns 15 minutos.

Abra a massa com a ajuda de um rolo e entre dois plásticos. Eu acho que por não ter um plástico grande, tive dificuldade para abrir a massa, então, abri direto na pia e com um plastico em cima, sem o plástico o rolo acaba rasgando a massa.

A massa é bem macia, mas na hora de abrir achei um pouco difícil, não consegui abrir muito fina.

Corte a massa com a ajuda de um copo ou cortador, recheio e feche amassando bem as pontas, ou dobrando ou amassando com um garfo. Eu fiz os três tipos, para diferenciar os recheios.

Eu fiz três receitas dessa, que renderam 48 pastéis do tamanho da foto. Usei três recheios também, o de ricota da receita, a outra eu usei calabresa, com queijo muçarela e requeijão para dar liga e frango com requeijão.

Mas só tirei foto do de ricota, os outros não deu tempo, cada formada saiu de uma vez. E não consegui tirar foto do pessoal, que também foram comer a prestação.

Vamos às fotos!

A massa fica muito boa, bem leve, diferente das receitas tradicionais de pastel de forno, que tendem a ser mais pesadas. E os recheios combinaram muuito bem.

Bom, deixa eu dormir agora, minha garganta esta querendo inflamar, espero que não seja nada grave, acabei de sair de uma crise de gastrite, não quero ficar doente de novo, nãaoooo… hehehe…

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

4 Comments

  1. Hummm tbm amo ricota…heheh….Vc ja tem uma pasta especial no meu pc viu…receitas->Brasilian Spices….Amo suas receitinhas viu….
    Bjinhos
    Bruna
    Ouro Fino-MG

  2. Oi Elaine!!! Essa receita light é uma ótima pedida pra quem está de regime!!! heheh
    Então, não vejo a hora de terminar a reforma na casa nova, por causa disso não estou nem comendo direito, é muita poeira! Não vejo a hora de acabar pra poder casar e preparar muitas delícias na cozinha novinha! 🙂
    Estou adorando suas receitas, principalmente as salgadas que tanto gosto! E o melhor é que são facílimas!
    Não vai ficar doente de novo hein! hehe
    Se cuida! Beijos, Erika/SP

    • Oies Erika!!!
      Essa receita é uma delícia e super light mesmo… hehehe…
      E imagino a sua ansiedade com a cozinha, mas paciencia, tenho certeza de que a espera compensará pelo resultado. Depois vc vai poder fazer altas delícias nela…
      Beijos querida!

Deixe uma resposta