Olá gentem!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo!

Eu queria primeiramente agradecer ao carinho e apoio que várias pessoas tem me dado, porque está rolando uma polemica em alguns sites, blogs, que utilizaram a foto de uma receita minha, para uma outra receita que não tinha nada a ver com a foto e eu acabei comentando nesses lugares sobre o uso indevido da minha foto. Algumas pessoas entenderam o meu ponto e até vieram aqui no blog falar comigo, fiquei muito feliz, obrigada mesmo Viviane e Cristiane.

O que aconteceu? Esses dias uma amiga minha curtiu no facebook uma receita de bolo de cenoura, que já sai recheado com brigadeiro e para minha surpresa, a foto que ilustrava a receita, era do meu Cupcake de Cenoura com Chocolate, entrei nesse blog e comentei, mas além disso, resolvi fazer uma busca pelo google a achei mais um monte de blogs da mesma receita com a minha foto.

É incrível o poder da internet, como as coisas se disseminam rapidamente, provavelmente alguém postou primeiro e dai ela foi se multiplicando. Mais que o uso indevido de uma foto de minha autoria, o que incomoda, é o fato de ilustrar uma receita que não condiz com a foto. É aquela coisa, a gente procura receitas pela internet e exitem milhões por aí, mas você decide fazer uma receita, pelo menos no meu caso, quando você vê a foto do resultado final da receita, é isso que chama a minha atenção.

Qualquer pessoa que for fazer a tal receita, nunca vai ter um resultado como o da foto, porque um bolo de cenoura que leva brigadeiro no meio da massa, nunca vai virar um cupcake recheado e coberto com ganache de chocolate, nada contra a receita, eu vi o resultado real dessa receita em alguns blogs e achei bem interessante.

Não é fácil ter um blog, seja de culinária, de maquiagem, de outros assuntos, a gente precisa de tempo para se dedicar a ele, eu sei o quanto tenho sido relapsa com o blog, mas é porque eu realmente não tenho conseguido me organizar. Mas eu sou real aqui, sou sincera com as receitas e os resultados, tudo que eu posto, eu realmente fiz, as fotos são o resultado real das receitas. E essas fotos que as vezes nos são “furtadas” e utilizadas indevidamente, são resultado de um trabalho, de um momento de dedicação, sabe, de fazer todo mundo esperar um pouco antes de comer, para que eu possa fotografar a receita.

Eu sei que tem bastante gente pela internet, que gosta de postar as receitas que viram em outros blogs, que acharam legal, eu acho que ok, se você não tem tempo, mas quer compartilhar algo que você viu por aí, tudo bem, desde que você dê os devidos créditos a quem fez e postou a receita. Porque pegar receitas e fotos por ai e postar como sua, fica muito fácil ter um blog assim, é só achar uma receita legal com uma foto bonita e pronto, parabéns seu blog é demais.

Me perdoem pelo desabafo, sei que parte da culpa é minha, por eu não ter usado uma marca d´agua, alguma coisa na foto, mas isso não diminui a minha indignação, achei até engraçado que alguns blogs, colocaram suas marcas d´agua sobre a minha foto, ta certo, eu que sou bobinha mesmo.

Mas chega de lamentações, vamos a receita de hoje.

De um tempo para cá, eu tenho acompanhado muitos blogs de moda, beleza e ando curtindo muito dicas de maquiagem, etc e um dos blogs que eu adoro e tem receitas bem legais é o da Lu Ferreira, do Chata de Galocha, ela tem um quadro dentro do blog que chama “O Chef e a Chata” e eles fazem videos das receitas, que são muito engraçadas e o resultado fica sempre incrível, a receita de hoje, eu peguei de lá, no final eu posto o vídeo da receita original, ok?

Bóra lá!

ESCONDIDINHO DE COSTELINHA COM CATUPIRY

INGREDIENTES

– 1,700 kg de costelinha de porco

– 1 xícara de vinho branco (usei o seco)

– 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

– sal quanto baste

– pimenta do reino preta moída na hora

– 1 1/2 kg de batata baroa (mandioquinha, cenoura amarela)

– 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

– 1/2 xícara de leite

– 750 g de requeijão cremoso

– 1 cebola roxa grande bem picadinha

– 5 dentes de alho grandes bem picadinho

– 4 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados

– 200 g de queijo parmesão ralado na hora

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 240ºC.

Comece temperando as costelinhas (eu escolhi as que estavam mais suculentas) com sal e pimenta do reino, posicione elas dentro de uma assadeira, coloque o vinho branco e o shoyo, eu não usei exatamente as medidas, porque coloquei a olho, posso ter colocando um pouco mais. Tampe a assadeira com papel alumínio e leve para o forno por cerca de 50 minutos, no meu forno, ele ficou uma hora e dez, porque eu queria que ficassem bem macios, mas fique de olho, cada forno é de um jeito e vai olhando, para ver se os líquidos não secam e dando uma cutucadinha com a faca, para verificar o ponto da carne.

Enquanto a carne assa, vamos prepara o purê de mandioquinha. Descasque e corte a mandioquinha em pedaços menores, coloque em uma panela grande e cubra com água, coloque uma pitadinha de sal e leve para cozinhar. Quando estiverem cozidas, escorra a água e passe-as por um espremedor de batatas ou amasse com um garfo.

Em um bowl grande, misture a manteiga e o leite com a mandioquinha amassada, tempere com sal e pimenta do reino. Na receita original não vai leite, mas achei que a consistência do purê não estava boa, só com a manteiga, por isso acrescentei um pouco de leite e achei que ficou ótimo assim. Reserve.

Quando a carne estiver macia, desligue o forno e retire a assadeira. Sob uma tábua de carne, comece a soltar a carne dos ossos, vá desfiando cuidadosamente, tirando os excessos de gordura e deixando apenas a carne. Essa parte não mostra no vídeo da receita, é a parte mais chatinha mesmo, tem que ter paciência, para não deixar muita gordura junto com a carne. A minha costelinha ficou bem macia, foi fácil desfiar.

Carne desfiada, em uma panela grande, coloque um fio de azeite e doure o alho, em seguida acrescente a cebola e deixe até murchar. Coloque os tomates picados, tampe a panela e deixe apurar um pouco. Em seguida acrescente a carne desfiada e deixe até secar um pouco o caldo que formou, acerte o sal e desligue o fogo.

MONTAGEM

Em um recipiente grande, coloque a carne temperadinha, cuidado para não colocar muito líquido, o meu recheio ficou bem molhadinho e eu não me preocupei em retirar um pouco do caldo, o resultado, foi que na hora do forno, esses líquidos subiram pelas bordas e não ficou tão bonito, vocês verão nas fotos.

Por cima da carne, espalhe o catupiry ou requeijão cremoso, fazendo uma camada generosa mesmo. Por fim, acrescente o purê de mandioquinha e cubra com o parmesão ralado.

Leve ao forno por uns 20 ~30 minutos, até dourar. Como o meu forno não tem dourador, o parmesão não gratinou por completo, mas ficou delicioso mesmo assim.

Eu aumentei um pouco a receita, porque eu sou uma pessoa exagerada, não consigo fazer pouca comida, é sempre um monte, fartura! Quando vou comprar os ingredientes, eu sempre acho que é pouco e acabo comprando mais, ai o resultado é sempre um exagero! kkkkk.

Bom, finalmente, vamos as fotos!

Gente, que delícia! Eu que não sou muito fã de carne de porco, achei que ficou delicioso. O requeijão e o purê, sério, façam ai, fica uma delícia. A combinação é perfeita, não sei como ficaria com frango ou carne seca, mas vocês podem testar, se não gostarem de carne de porco, acho que deve ficar bom também.

O excesso de líquidos do recheio subiu pelas bordas quando estava no forno, por isso, ficou essa cor mais escura em volta e como havia dito, meu forno não tem dourador, então não chegou a ficar aquela coisa linda por cima, mas esqueçam a estética do prato, o resultado final é maravilhoso.

Fiz um arroz bem temperadinho com bastante alho e cebola e coloquei uma latinha de milho, esse foi o acompanhamento.

Bom é isso, essas são as minhas fotinhas, acho que essas ninguém vai querer roubar essas, porque além de terem sido tiradas pelo celular, eu não fiz uma produção mais elaborada para as fotos, eu fiz no almoço de domingo da semana passada, na casa da minha mãe, fiz todo mundo esperar para que eu pudesse fotografar, então para comida não esfriar, fiz as fotos rapidinho.

Espero que tenham gostado da receita, agradeço mais uma vez o carinho de todos e ahn já estava me esquecendo, vou deixar o vídeo da receita original aqui em baixo.

Um ótimo final de semana para vocês!

Beijos, beijos, beijos…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8F52lsDhHiY]