Estrogonofe de Filé Mignon

Oiess pessoal!!!

Como passaram de Páscoa?

Nossa, eu comi demais, sexta-feira foi almoço na casa da batian (avó) do Fábio em Garça, bacalhoada maravilhosa, comida de vó mesmo, depois almoço de sábado, foi na minha mãe, bacalhoada delícia também. Domingo de Páscoa tivemos que dividir, almoço na minha mãe e jantar na casa da batian de Álvaro, bacalhoada da sogrinha Lúcia, tuudo de bom também! Olha só que privilégio, comi três versões diferentes de bacalhau, uma mais gostosa que a outra!

Sem contar o monte de chocolate que ganhamos, ao todo, foram 7 ovos para as crianças aqui, o Ferrero Rocher que ganhei do meu irmão já devoramos tudo, ainda temos 6 nos aguardando, nem sei por onde começar! Estamos abastecidos de chocolate por um boom tempo, se bem que ultimamente ando tendo umas crises de chocolate, da vontade de comer toda hora, ai, ai, que cinturinha resiste a tanto chocolate, acho que devo ter engordado pelo menos um quilo, aff! hehehe…

Bom, almoço de domingo, fiz uma receitinha convencional para fugir um pouco do bacalhau, fiz um estrogonofe de filé mignon. E em casa, como domingo é dia de massa, também fiz uma massa diferente para o meu irmão Fernando, que não passa um domingo sem um macarrão na mesa. No próximo post eu coloco a receita para vocês.

Eu sei que estrogonofe, cada um tem a sua própria versão, eu mesma, já fiz de várias outras formas, até aprender com a minha sogrinha Lúcia essa versão que vou postar hoje. E devo dizer que estrogonofe é uma das especialidades dela, olha a responsabilidade! hehehe…

Vamos lá!

ESTROGONOFE DE FILÉ MIGNON

Ingredientes

  • 1 kg de filé mignon picado
  • 2 vidrinhos de champignon laminado
  • 1 sachê de molho de tomate pronto
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 tomates picados
  • 3 dentes grandes de alho picado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 500 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de ketchup
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 coher (sopa) de mostarda
  • 1/2 xícara (chá) de conhaque
  • Tempero a gosto
  • Azeite quanto baste

Modo de Preparo

Eu comprei uma peça inteira de filé mignon e já pedi para cortar para estrogonofe. Na verdade a peça deu mais de um quilo, como eu achei muito, separei um pouco para utilizar em algum outro prato, mas se quiser fazer a peça inteira também, fica a critério de cada um.

Tempere o filé mignon picado a gosto, eu costumo usar um tempero pronto que a batian (avó) do Fábio faz e me dá, é a base de alho, cebola, cheiro-verde e sal. Deixe pegando o tempero, enquanto prepara o restante das coisas.

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a carne temperada. Deixe fritar bem, a panela deve estar bem quente, para que a carne frite e não solte muita água, pois você irá flambá-la.

Depois que a carne estiver completamente selada, acrescente o conhaque e jogue um palito de fósforo para flambar. Deixe até que o fogo se apague sozinho, cuidado nesse momento para não se queimar, então na hora de ascender o fósforo, não fique com o rosto muito perto da panela. Retire o palito de fósforo da panela.

Acrescente o tomate e deixe cozinhar por alguns minutos, depois adicione o molho de tomate e deixe apurar. Adicione o leite e a farinha de trigo. A farinha de trigo tem o objetivo de encorpar o molho.

Deixe cozinhar por alguns minutos e acrescente o champignon, o ketchup, a mostarda e o molho inglês. Misture bem e por último coloque o creme de leite. Misture até que o creme fique homogêneo e desligue o fogo.

Sirva com arroz branco e batata frita ou palha (eu prefiro frita!).

Vamos às fotinhas!

Gente, tuuudo de bom! E eu gosto de estrogonofe com bastaaanteee molho, adoro comer as batatinhas fritas com o molho no final!

Ahn! Vocês perceberam que eu não coloquei nada de sal, o sal fica por conta do tempero usado na carne, mas caso vocês achem que ficou faltando um pouquinho, podem colocar.

Façam essa receita que realmente vale a pena! Eu Amoo!!!

Uma ótima semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

2 Comments

  1. Oi Elaine!!
    Sabe que não sou muito fã de carne, num estrogonofe eu gosto mais do molho, e esse parece estar cremoso de morrer!! 😀
    Beijão!!

    p.s.: já fiquei curiosa com a receita da massa. A-do-ro uma pasta!!

    • Oiess Cintia!

      Ahn o molho é tudo num estrogonofe, eu gosto de fazer sempre com muuuito molho e comer a batatinha frita com o molhinho do prato no final… Humm, tudo de bom!

      Beijosss…

Deixe uma resposta