Farofa Úmida com Tomate e Alface

Oláaaaasss gentem!

Volteeeeiiii!!!

Confesso que estou surpresa com a quantidade de pessoas que ainda me cobram por ter deixando o “Aventuras Culinárias” parado, fico tão feliz com o carinho que recebo até hoje, que resolvi voltar a postar aqui também. Não vou conseguir manter uma frequência muito grande como antes, mas vou me esforçar para escrever sempre aqui.

Para quem me acompanha ainda ou acompanha a página do Aventuras no Facebook, sabe que estou escrevendo em outro cantinho também, falando além de culinária, outros assuntos variados, para quem não conhece ainda, clica aqui Kampai, curte lá no facebook, tem bastante coisa legal lá.

Bom, vamos ao que interessa então!

Eu adoro uma farofa temperadinha, mas não dessas compradas prontas, eu gosto de prepará-las em casa, do meu jeito. Eu tenho uma versão que fica mais crocante e sequinha (posso passar a receita em uma outra oportunidade), que eu faço com cebola roxa, mas a versão que vou ensinar hoje, é uma farofa bem temperadinha e úmida, delícia para acompanhar o churrasco do final de semana.

FAROFA ÚMIDA COM TOMATE E ALFACE

INGREDIENTES

– 4 fatias de bacon picadinho

– 3 colheres (sopa) de azeite

– 4 dentes de alho picadinhos

– 1 cebola média cotada em fatias fininhas

– 2 xícaras de farinha de mandioca tipo Biju

– sal quanto baste

– 1 cenoura ralada no ralo fino

– cheiro -verde a gosto

– 2 tomates em cubinhos, sem semente, temperado apenas com um pouco de limão

– 4 folhas de alface crespa picadinha

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, frite o bacon em sua própria gordura, até que fique bem douradinho e crocante. Retire o bacon e deixe escorrer em papel toalha. Reserve.

Na gordura que sobrou do bacon, adicione o azeite e frite o alho e a cebola, até ficar bem douradinho mesmo. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem, adicione a cenoura, deixe murchar um pouquinho e desligue o fogo.

Passe para um recipiente maior, fica mais fácil de misturar tudo, acrescente o cheiro-verde a gosto, o tomate, a alface e o bacon, acerte o sal. Se vocês forem fazer a farofa com um pouco de antecedência, deixe para colocar o tomate e a cebola, apenas antes de servir, assim eles ficam mais fresquinhos e saborosos.

E está pronto, fica uma farofa úmida, sem ser pesada, com o frescor do tomate e da alface e ainda um crocantezinho do bacon.

Se quiserem uma versão mais light, é só tirar o bacon, fica uma delícia do mesmo jeito.

Fica muito bom, bem diferente do que estamos acostumados, o tomate e a alface, dão um frescor, um azedinho para a farofa, vale a pena testar.

Da tempo de fazer para o final de semana ainda, só tirar o bacon!

Espero que tenham gostado do meu retorno e prometo tentar manter o Aventuras atualizado. Aproveito para agradecer o carinho de todo mundo que veio falar comigo durante esse tempo que o blog ficou parado, obrigada gente!!!

Beijo grande!

← Previous post

Next post →

4 Comments

  1. Que surpresa boa! Adorei !Adorei ! Adorei a sua volta ! Gosto das suas receitas, aprendi muito com vc, gosto da forma como escreve, é bem pessoal. Parabéns e obrigada por voltar a nos inspirar com suas receitas e delicadeza ! Abraços

    Beth

    • Oi Beth!

      Que delícia seu comentário! Fico tão feliz com esse carinho! Espero conseguir manter o blog atualizado, pode ser que demore um pouquinho, mas estou me organizando para isso.

      Obrigada de coração por suas palavras, fiquei muito feliz mesmo!

      Beijo grande querida!

  2. Eu não gosto de tomate, será q eu posso trocar por fatias de pepino?

    • Oi Vitória!

      Acredito que fique bom com pepino também, a única coisa é que a farofa não vai ficar tão coloridinha… Depois me conta como ficou, ok? Manda foto!

      Beijão querida!

Deixe uma resposta