FIFAFRIDAY e uma receita de Pastel Assado

Boooaaaa Noite!!!

Olha eu aqui, aproveitando que estou em casa hoje, dia pra relaxar um pouquinho. O Fábio ta com o pessoal jogando FIFA, eu já fiz prato da noite, agora um tempinho pra mim… Quer dizer, mais ou menos, tanta coisa para ajeitar aqui, que nem sei por onde começo…

Essa semana comprei um livro novo, já ouvi muitos blogs falando sobre ele, e aproveitando uma promoção do Submarino, por apenas R$ 29,90 e frete grátis, comprei o “1001 Comidas para provar antes de morrer”. O livro é muito interessante, sem contar as fotos maravilhosas, vale a pena pessoal!

A receita da semana, eu achei no blog da Akemi, nunca fiz pastel assado ou de forno, e quando vi que ia iogurte na receita, logo pensei, essa preciso testar!

O resultado ficou ótimo, mas confesso que esperava algo diferente, quando pensei no iogurte, imaginei uma massa super macia, bem leve, essa receita ficou normal, ficou gostoso sim, sem dúvidas, mas igual as outras receitas de pastel de forno que já comi.

Mas como disse a Akemi, a massa é bem facil de manusear, fica uma massa bonita, fácil de trabalhar. Vale a pena testar sim, é super fácil de preparar, não tem segredo.

Vamos a receita.

PASTEL ASSADO

Ingredientes

  • 150 g de margarina culinária ou manteiga (usei margarina)
  • 2 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (usei um pacotinho inteiro)
  • 2 gemas
  • 1/2 xícara de iogurte natural (usei um potinho de 170 g + 1 colher de sopa depois)

Modo de Preparo

Em um recipiente peneire a farinha de trigo e o amido de milho, acrescente o parmesão ralado, o sal e misture.

Acrescente as gemas, a margarina e o iogurte. Misture com as pontas dos dedos, até que fique uma massa homogênea, se precisar acrescente mais um pouco de iogurte, eu coloquei mais uma colher.

Embrulhe a massa em um saco plástico e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.

Em uma superfíce enfarinhada, abra a massa bem fininha, corte discos com ajuda de um cortador ou um copo. Recheie a gosto e passe um pouco de clara nas bordas e feche com a ajuda de um garfo.

Disponha os pastéis em uma assadeira, sem untar (eu não untei, alguns grudaram um pouquinho, então se quiserem, pode passar um pouquinho de óleo), pincele com uma gema batida, fiz como a Akemi, coloquei um pouquinho de shoyu e um fiozinho de azeite.

Leve para assar em forno pré-aquecido 200ºC, por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam dourados.

Se quiser, pouvilhe um pouco de queijo ralado ou orégano sobre os pastéis depois de pincelar a gema.

Para o recheio, usei  presunto, muçarela, orégano e tomate picado, esse foi o recheio de pizza. E para o outro recheio, refoguei calabreza defumada, sem bolinhas de gordura, já cozida com água, com alho, cebola e tomate. Na hora de montar, coloquei uma colher de requeijão em cada um.

Ficaram muito bons!!!

Segue as fotos!

Renderam 30 pastéis como os das fotos acima.

Espero que tenham gostado. Um ótimo final de semana para vocês!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

8 Comments

  1. Olá,

    Hoje vou me aventurar testando essa receita de pasteis… Minha família adora pastel, mas não estão podendo comer frituras, então acho que essa vai ser uma boa opção. Nunca fiz massa para salgados, tomara que dê certo como os quibes!

    Abç

  2. Olá,
    Passando aqui pra dizer que os pasteis fizeram o maior sucesso… esqueci de colocar o pacotinho de queijo parmesão, mas mesmo assim ficou divino! Todos adoraram e não sobrou nem um pra contar história…
    Realmente a massa é super fácil de fazer, senti dificuldade apenas para fecha-la direitinho, mas acho que é falta de pratica.
    Você acha indicado fazer essa receita em um dia e assa-la no outro?
    Obrigada

    • Ah, esqueci de dizer que fiz um recheio de banana com queijo, açucar e canela que foi o campeão de audiência… fica a dica!

      • Oi Núbia!!!
        Nossa, que legal que você fez e melhor ainda, que todo mundo devorou tuudooo!!! E que dica maravilhosa de fazer os pasteizinhos doces, devem ter ficados divinos mesmo, sem dúvida!
        Eu adoro isso, quando alguem testa as receitas, muda algumas coisinhas, faz do seu jeito, eu fico muito feliz, acho que cozinhar é assim mesmo, a gente pega receitas como base, mas coloca seu toque especial!
        Sobre assar no dia seguinte, eu sinceramente não testei, mas acredito, que não tenha problema, se você guardá-los embalados um a um com plastico filme, que deve ajudar a manter a umidade da massa.
        Obrigada pelo carinho querida!
        Beijoooss…

  3. adorei essa massa …muito prática e saborosa, fiz por duas vezes e na segunda vez substitui o iogurte por creme de leite de caixinha ficou a mesma textura muito boa.

  4. ameiiiiiiiiiiiii

Deixe uma resposta