FIFAFriday e uma recetinha repetida!

Oláaa amigos!

Como vocês estão? Final de ano chegando, esse ano passou tão rápido, vocês não acham? Daqui a pouco estaremos comemorando o Natal…

Esse ano, eu quero testar algumas receitas de panetone e bolos natalinos. Nunca fiz nada desse tipo, mas já comprei as formas para testar, se der certo, quero poder presentear as pessoas que eu amo com algo mais pessoal. Estou pesquisando várias receitas, depois que eu decidir e testar, eu conto para vocês o resultado.

Hoje, FIFAFriday, faz tempo que não posto nada, semana passada foi o show da Paula Fernandes, fiz uma torta e sai correndo, nem deu tempo de tirar foto para postar a receita, mas quando eu fizer de novo, eu posto aqui, com certeza.

Bom, eu fiz esfiha apenas uma vez, há muito tempo atrás, aí, resolvi fazer de novo, mas mudando o recheio, hoje fiz de calabreza com queijo e frango com requeijão, ficaram ótimos!

Vou postar a receita da massa de novo.

ESFIHA

Ingredientes

  • 2 envelopes de fermento biológico seco
  • 3 copos americanos de água morna
  • 3/4 de copo americano de óleo de canola
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (sopa) rasa de sal
  • Farinha de trigo quanto baste (aproximadamente 11/2 kg)

Modo de Preparo

Em um recipiente grande, misture o fermento com um pouco de farinha de trigo e acrescente a água morna, o açúcar e o óleo. Misture bem e deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos coberto com um pano de prato úmido.

Acrescente os ovos levemente batidos, o leite em pó, sal e a farinha de trigo aos poucos. Mexa suavemente até dar o ponto de quase desgrudar das mãos. Não precisa colocar farinha até desgrudar totalmente das mãos, senão, a massa fica muito pesada.

Derrube a massa em uma superfície devidamente limpa, polvilhada de farinha e sove um pouco a massa. Se tiver grudando muito ainda, vá polvilhando um pouco mais farinha, até que fique homogênea e deixe descansar por mais 30 minutos, coberto com pano de prato úmido, até dobrar de volume.

Faça bolinhas com a massa e abra com a ajuda de um rolo. Com um cortador ou a boca de um copo, corte circulos de massa e coloque o recheio de sua preferência no centro. Feche no formato de esfihas, pincele gemas de ovos batidas com um pouco de shoyu e leve para assar em forno pré-aquecido 200ºC até que fiquem douradas.

No forno convencional, o meu é um pouco fraco, ficou aproximadamente 40 minutos. Como demorou para dourar, a massa ficou um pouco mais seca. Já no forno elétrico, que tem dourador, 20 minutos foram suficientes e a massa ficou mais macia.

Para o recheio, vocês podem usar o de sua preferência. Eu fiz de frango e calabreza.

O de frango eu cozinhei e desfiei um peito de frango, refoguei no azeite, com alho, cebola e tomate, acrescentei um caldo de galinha, azeitonas e cheiro verde. Acrescentei um pouco da água do cozimento do frango, para não ficar muito seco e coloquei uma colher de farinha, para dar cremosidade. Por último, fritei um pouco de bacon e acrescentei ao recheio. Na hora de montar, coloquei uma colher de requeijão sobre o recheio.

Já o de calabreza, eu ferventei um pouco as calabrezas, tirei a pelinha e piquei de forma irregular. Refoguei no azeite, com alho, cebola e tomates. Acrescentei um pouco de farinha também, para dar cremosidade e por último cheiro-verde picadinho. Na montagem, acrescentei um pouco de queijo muçarela ralado.

O resultado é esse!

Pelas fotos, da para ver a diferença na esfiha que foi assada no forno a gás e a que foi no elétrico. A de frango foi no a gás, da para ver que ficou mais sequinha a massa e o de calabreza, foi no elétrico, como tempo de forno foi menor, a massa ficou mais fofa, macia.

Mas os dois ficaram ótimos, o recheio ficou bem caprichadinho, o pessoal adorou.

Amanhã é aniversário do meu paizinho, 69 aninhos, mas com disposição e carinha de 50! Parabéns papai!!! Meu paizinho é o melhor e mais lindo pai do mundo!!! Domingo vamos fazer um churrasco aqui em casa, depois posto umas fotinhas.

Um ótimo final de semana para vocês!!!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

4 Comments

  1. Laine, parabéns pro seu papai!!!!
    Eu nao tenho conseguido passar aqui, mas sempre que passo, fico com água na boca.
    Estou de regime, se eu morasse perto de você, nao ia dar muito certo…rsrsrs

    Beijãooo e saudades!!!

    P.S: vou passar o ano novo ai em Marilia. Algum plano especial ? 😉
    P.S2: quero um panetone. :P~~

    • Oiess Claudinha!!!
      Ta de regime??? Acha! Pra quê??? Eu já larguei mão do regime, hahaha…
      Então, ainda não sei se estarei por aqui no ano novo, ainda estamos planejando se vai ser aqui ou em Garça, mas eu te aviso depois que decidirmos.
      E pode deixar, agora que sei q vc estará por aqui, vou fazer um panetone para você sim!!!
      Beijosss amiga!!! Saudades!!!

  2. Receitinha facílima hein Elaine!! Adorei! Vou anotar direitinho pra preparar pro meu namorido (namorado+marido)!!! Beijocas! Erika/SP

    • Vc viu Erika, bem facinho!!!
      Essa massa é um coringa, da para fazer qualquer salgado assado com ela, é super leve, uma delícia!
      Depois me conta se o namorido gostou!! hehehe
      Beijos querida!

Deixe uma resposta