Hamburguer na Churrasqueira

Oiiiiiiiiiii!!!

Como vocês estão? O que fizeram de bom nesse final de semana?

Nós aqui em casa, fizemos uma noite entre família e amigos de “hamburgada”, hahaha, pois é, o Fábio estava com vontade de comer hamburguer caseiro, ai, quem faz para dois, faz para três, faz para sete pessoas!

Havíamos assistido a esse vídeo aqui, d´A Maravilhosa Cozinha de Jack, mais esse vídeo aqui, da Rita Lobo e ai juntei as duas e cheguei ao resultado de hoje, que foi maravilhoso, hehehe.

Vamos a receita!

HAMBURGUER CASEIRO

Ingredientes

  • 2 kg de maminha, fraldinha, picanha, ponta de peito, etc, moída uma vez
  • pimenta do reino a gosto
  • sal quanto baste
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • papel manteiga para separar os hamburguers

Modo de Preparo

Tempere a carne (eu usei fraldinha) com pimenta do reino, sal quanto baste e o azeite. Eu testo os temperos fritando um pedacinho de carne na frigideira, já que não como carne crua.

Corte 16 pedaços quadrados de papel manteiga e reserve.

Eu peguei uma bolota de carne, do tamanho mais ou menos que eu queria os hamburguers, pesei e fiz o restante tudo nesse mesmo peso, que foi em torno de 130 g. Renderam 16. Mas vocês podem fazer maior ou menor, vai depender do gosto de cada um. O ideal seria entre 180 g e 200 g, mas achei muuuito grande e 130 g deu um tamanho legal para eles.

Deixa eu explicar como moldei, eu peguei 130 g de carne, moldei uma bola com as mãos, para a carne ir se agregando. Depois, coloquei um pedaço do papel manteiga em uma tábua de carne e fui achatando e moldando em volta o hamburguer.

Não precisa amassar muito, você deve pressionar, apenas para ir dando a altura do hamburguer e ir moldando com as mãos as bordas, para que ela não fique rachada.

Vá empilhando os hamburguers e depois leve para o freezer. Como ficou um pouco em cima da hora, eles ficaram no freezer por apenas uns 30 minutos, o que não foi problema nenhum, deu para fazer direitinho, sem desmanchar.

Pedi para moer apenas uma vez a carne, queria que ficassem pedaços grandinhos mesmo, para poder sentir bem o sabor da carne. Se tiverem paciência e tempo, podem fazer como o Jack, comprar em beef e picar na mão.

Para acompanhar, muçarela, alface, tomate, bacon e fiz cebolas caramelizadas no molho shoyu. Ahn, embora não tenha aparecido na foto, também tinha pão de hamburguer, hehehe.

Vamos as fotos!

IMG_2849 IMG_2851 IMG_2858

A foto ficou bem rosinha a carne, mas não estava assim tão cru, hehehe. Mas o ideal não é fazer bem passado, tem que ser assim mesmo, tostadinha por fora e suculento por dentro.

Outro detalhe, o Fábio assou todos na churrasqueira, o que da um sabor super especial para os hamburguers. E desse jeito, com poucos temperos, da para sentir bem o sabor da carne, fica muuuito diferente desses hamburgues industrializados.

Façam em casa, em menor quantidade, na frigideira mesmo ou no grill, nada como uma comidinha caseira, fácil de fazer e deliciosa de comer.

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

4 Comments

  1. Oi amiga!!! Nossa, deve ter ficado delicioso!! O Mauro tb faz um hamburguer divino, a diferença é que ele coloca um pouquinho de farinha, pra dar liga, e preferencialmente usa fraldinha. Nossa, já comemos muitas vezes o hamburguer dele! rsrsrs Beijos e saudades!!!

    • Claudinhaaaa!!!

      Humm, Mauro na cozinha é??? Que legal! hehehe…

      Então, dessa vez usei fraldinha, mas já fiz com maminha também, ambos ficaram ótimos.

      A gente fez na churrasqueira e não teve problema, não desmanchou nada, nem na hora de comer, por isso que é bom pedir para moer apenas uma vez…

      Saudades de vcs tb amiga!!!

      Beijão…

  2. Hamburguer já é bom, na churrasqueira então… 😛
    Com salada, deixa o prato lindo né!!

    Beijão!!

Deixe uma resposta