Macarrão Udom com Ovos

Hello amigos!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo em paz agora, eu digo agora, porque semana passada foi bem tensa, eu com crise de gastrite e o Fábio com a garganta inflamada, dois doentes em casa, ninguém merece, fala a verdade? hahaha… Mas já estamos bem melhor, ahn, sem contar, que dei uma travada nas costas no sábado e tive que lavar e passar toda a roupa de duas semanas com as costas doendo, ahnn, fala sério, não é fácil ser mulher, nós somos é grandes heroínas do dia a dia… Aff!

Bom, a receita de hoje é de um Udom bem básico, porque a pessoa aqui esqueceu de comprar os ingredientes para o “recheio”, mas ficou ótimo mesmo assim, o importante é saber fazer a base do caldo, o restante cada um pode rechear com o que quiserem.

Vamos a receita. Original peguei aqui.

MACARRÃO UDOM COM OVOS

Ingredientes

Dashi

  • 15 a 20 cm de alga kombu
  • 30 g de bonito em flocos (desidratado e industrializado)
  • 5 copos de água

Caldo

  • 1/2 copo de saquê
  • 120 ml de molho shoyu
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Udom

  • 400 g de udom (pode ser aquele que você só aquece ou aquele que a gente encontra no supermercado, que cozinha como macarrão)
  • 5 ovos
  • cebolinha picadinha a gosto

Modo de Preparo

Comece preparando o caldo dashi. Limpe a alga kombu com um pano limpo e úmido. Em uma panela coloque os 5 copos de água e mergulhe a alga, deixe de molho por 1 hora.

Passado a 1 hora, ligue o fogo e antes de começar a ferver, abaixe o fogo e retire a alga da água, acrescente os flocos de bonito e deixe apurar por 5 minutos. Desligue o fogo, espere os flocos assentarem no fundo da panela.

Coe o caldo em uma peneira forrada com papel toalha e reserve.

Bata os ovos com uma pitadinha de sal e faça uma omelete, pique em tiras e reserve.

Coloque o macarrão para esquentar ou cozinhar, dependendo do tipo que vocês comprarem.

Volte o dashi para a panela e acrescente os demais ingredientes do caldo, o saquê, o shoyu, o sal e o açúcar. Misture bem até que o açúcar tenha se dissolvido por completo.

Disponha o macarrão em tigelas fundas, espalhe os ovos em tiras, a cebolinha e regue com o caldo. Sirva quente.

Hummm, vamos as fotos!

Gente, ficou uma delícia. Pelo menos eu ADORO! Comprei o macarrão que já vem pré-cozido e é só esquentar.

Vocês podem colocar aguê (tofu frito), alga, aquelas massinhas de peixe (chikuwa ou kamaboko), que também combinam super. Se quiserem também da para fazer um tempurá, que é tudo de bom!

Espero que tenham gostado, sei que apesar da minha origem oriental, tenho postado poucas receitas japonesas, vou ver se posto mais sugestões orientais, hehehe…

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

4 Comments

  1. Delícia, Elaine! Adoro udom! Nunca tentei fazer o caldo em casa, sempre compro daqueles pacotinhos já prontos, que é só esquentar. Tentarei fazer!

    Já provou o sobá okinawano? Aqui onde moro (Campo Grande MS), o prato é tão popular, que já virou patrimônio da cidade. Até falei sobre isso no blog:(http://nuncaviet.blogspot.com.br/2012/03/vamos-ali-tomar-um-soba.html)
    Beijos!!

    • Oiess Dani!

      Nunca provei esse sobá, mas pode ter certeza de que vai entrar na minha lista, parece delicioso!

      beijão querida, obrigada pelo carinho de sempre!

  2. Lendo o comentário da Daniela, já provei o tal do sobá e é bom mesmo!!
    O lugar, a feira central, onde é servido, é uma delícia!!

    Eu fiz kare udon esse fim de semana.
    Friozinho chegando… vai super bem!!

    Beijão!!

    • Oiess…

      hummm, karê udom, que delícia!!! Preciso testar com karê também, mas tem que ser daqueles comprados nas lojas de produtos japoneses, aí sim deve ficar maravilhoso…

      Beijão querida!!

Deixe uma resposta