Mais uma receita de esfiha!!!

Olá amigos!

Tudo bem? Comigo tudo ótimo, mais uma semana acabando e esse domingo vai ter a festa de casamento do meu irmão! Pois é, a família da minha cunhada resolveu dar uma festa para eles e vai ser em Minas, opa, tô dentro! hehehe…

Bom, hoje eu resolvi testar mais uma receita de massa de esfiha, essa eu peguei da minha queridíssima amiga Talita, do Chocorango, aposto que todos a conhecem e são fãs dela, tanto quanto eu! ^ ^

E eu amei essa receita, fica uma massa linda, muito fácil de manusear e super leve, muito boa meesmoo… Amei! Façam, que vocês também vão amar!

Vamos lá!

Receita original aqui.

ESFIHA CHOCORANGO

Ingredientes

Massa

  • 100 g de fermento biológico fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 200 ml de óleo de milho
  • 400 ml de água em temperatura ambiente
  • Farinha de trigo quanto baste (aproximadamente 1 kg)

Recheio

  • 1 cebola bem picadinha
  • 1 dente de alho amassado (como eu amo alho na comida, coloquei dois dentes)
  • 500 g de carne moída
  • 1/2 xícara de milho em conserva (acabei usando um vidrinho inteiro)
  • 1/2 xícara de palmito picado (usei um potinho desse finos, peso drenado 180 g)
  • 3 tomates sem semente picados (eu acabei tirando a pele também, mas porque não tinha visto direito na receita mesmo)
  • cheiro-verde picado a gosto
  • Sal
  • Pimenta (usei um pouco de pimenta síria)
  • Tempero Lemon & Pepper (tempero pronto comprado no mercado)

Para pincelar

  • 2 gemas grandes sem a película
  • 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
  • 1 colher (chá) de água

Modo de Preparo

Em um bolw, esmigalhe o fermento biológico fresco e adicione o açúcar. Vá mexendo até que ele tenha dissolvido por completo.

Adicione o sal, o óleo e a água e misture, vá adicionando farinha aos poucos, até que o ponto de não grudar nas mãos, mas que a massa esteja macia. Cuidado para não colocar farinha demais, porque senão a massa acaba ficando pesada. Eu usei aproximadamente 850 g de farinha.

Sove um pouco a massa em superfície enfarinhada, apenas para que fique homogênea. Deixe descansar, coberto com um pano, por aproximadamente uma hora, ou até que a massa dobre de tamanho.

Enquanto a massa cresce, prepare o recheio.

Eu fiz exatamente como a Talita ensinou, refogue a cebola no azeite até que ela muche, acrescente o alho amassado e a carne moída. Frite bem, até que seque a água, se soltar muita água, tire com cuidado com ajuda de uma colher.

Desligue o fogo, acrescente o palmito, o milho, o tomate e o cheiro-verde, misture bem, e tempere a gosto, como eu coloquei nos ingredientes, eu temperei com sal, pimenta síria e um pouco de tempero lemon & pepper. Deixe esfriar.

Depois que a massa tiver crescido, leve-a de volta à superfície enfarinhada e sove delicadamente, para tirar o ar da massa. Fica uma massa muito bonita, macia e bem fácil de manuseá-la.

Pegue bolinhas da massa, abra com ajuda de um rolo e corte círculos com ajuda de um copo ou cortador, para que todas fiquem do mesmo tamanho.

Recheie a massa e feche no formato de um triângulo.

Coloque as esfihas na assadeira untada com óleo, deixando a distância de uns 3 dedos entre um e outro, pois a massa irá crescer mais um pouco e pincele a mistura do ovo peneirado, água e azeite batidos. Deixe crescer por mais uns 30 minutos.

Leve para assar em forno pré-aquecido, como o meu forno a gás é bem lento, eu deixei ele alto, uns 250 ºC, por aproximadamente 35 ~ 40 minutos, ou até que fiquem dourados.

No forno elétrico eu assei no forno pré-aquecido também, mas a 180 ºC, como a Talita recomendou. Ficou uns 20 minutos assando normal e nos últimos 10 minutos, liguei o dourador.

Renderam 31 esfihas como as das fotos. Confesso que no começo elas sairam um pouco sem forma, pois eu estava abrindo a massa muito fina, mas depois fui pegando o jeito e deu super certo. As minhas renderam mais porque ficaram mais finas do que as da Talita, mas essa massa é muito boa, pode fazer grossa que deve ficar muito bom também.

Vamos às fotos!

Vou ter que confessar outra coisa, geralmente quando eu faço os salgados do FifaFriday, geralmente eu como um só para experimentar, as vezes até meio, acho que por conta de ter ficado cozinhando, eu acabo perdendo um pouco a fome e o apetite, mas hoje passei dos limites, comi três, TRÊS esfihas! Acreditam!!!

Bom, sinal de que estavam muito boas, fica uma massa macia por dentro e sequinha, quase crocante por fora.

Bom gente, deixa eu ir tomar meu banho, dormir, que amanhã ainda tenho um monte de coisas para fazer antes de viajar.

Um ótimo final de semana à todos!!!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

6 Comments

  1. Oi iiii amo esfihaaaa e td que vem do Chocorango é td de bom né…depois vc olha la as fotos de torta de linghuiça e couve q tem eu la com a minha rsrsrs…Casamento em MG hehehe vai vir pertinho de mim moro em Ouro Fino MG…olha aqui ta um calor insuportavel…heheh
    bjs flor e boa viagem
    Bruna
    =]

    • Oiess Bruna!!!
      Que legal que foi você quem fez uma das tortas, a sua parece que ficou maravilhosa, de encher os olhos, imagine a barriga, hahaha…
      Então, vou para Araguari, mas vai ser um bate e volta, bem rapidão. Só vou levar uma roupinha de verão, pq imagino q esteja quente mesmo por aí…
      Beijos querida!
      Obrigada pelo carinho de sempre!

  2. Uau, Elaine!!! Você manda mesmo muito bem na cozinha!! Quem faz essa receita é minha mãe e sempre, sempre fica tão macia, cheirosa… É mesmo uma delícia! Minha preferida! Que bom que você gostou! Ah, de vez em quando não faz mal comer um pouquinho a mais, né?! Ainda mais você que é toda esbelta! =)

    Ah, já copiei pra mostrar no Eles Testaram, tá?

    Um grande beijo,

    Talita

  3. Ai que delíciaaa…me deu água na boca! Não vejo a hora de montar minha cozinha para preparar essas delícias, Elaine! Agora falta comprar os eletrodomésticos! 🙂
    Boa viagem à Minas! Eu adoro esse estado, pessoas simples mas adoráveis, comidas gostosíssimas e aquele calorzinho que só tem lá. Diferente do calor paulistano….
    Beijocas,
    Erika/SP

    • Olá Erika!!!
      Que bom que gostou da receita, essa massa é realmente ótima!
      E quando aos eletrodomésticos, nossa, essa parte é muito boa, o difícil é ter dinheiro para comprar tuuudo que queremos… hehehe
      Sabe que eu achei que Minas fosse ser mais quente que Marília, mas lá a noite fica fresco, adorei o clima de lá!
      Beijos querida!

Deixe uma resposta