Pão doce fora da minha expectativa

Oiess!!!

Tudo bem com vocês? Meu último dia de férias, hoje não terá FIFA, então fiz uma receitinha de pão doce.

Confesso que esperava muito mais dessa receita, fiquei bem decepcionada na verdade, mas o pessoal aqui comeu e disseram que estava bom, não sei se o meu forno não ajudou ou se foi o fermento que eu usei, que já estava há algum tempo aberto (mas não estava vencido), sei lá, só sei que eu estava com uma expectativa muito grande e não ficou do jeito que estava na minha cabeça, hehehe.

A receita eu peguei no Youtube, é do Edu Guedes, se vocês quiserem podem acompanhar o vídeo, a massa fica igualzinha, muito bonita a massa, eu acho que deve ter sido o fermento mesmo, bom receita original aqui.

Vamos lá!

PÃO DOCE COM RECHEIO DE NUTELLA E COCO

Ingredientes

Massa

  • 2 colheres (sopa) de fermento granulado (biológico seco)
  • 1 1/2 xícara de água
  • 1 1/2 xícara de leite condensado (1 lata)
  • 1 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente
  • 3 ovos inteiros
  • 1 kg de farinha de trigo

Sugestões de Recheio

  • Nutella
  • Coco ralado hidratado com leite de coco e um ovo
  • Geleia de sua preferência

Modo de Preparo

Em um bolw coloque o fermento e acrescente a água, misture. Adicione o leite condensado, misture, a manteiga, os 3 ovos e misture bem.

Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto de desgrudar das mãos, deu quaaase 1 kg, deve ter sobrado coisa de duas ou três colheres de farinha na embalagem.

Sove bem, até ficar uma massa bem macia, elástica, fácil de manusear e que não gruda nas mãos.

Deixe descansar por uns 20 ~ 30 minutos.

Essa receita rende bastante, fiz duas tranças de duas partes e mais 10 enroladinhos menores. Os enroladinhos fiz com Nutella apenas, fiz uma trança com geleia de morango e outra eu fiz uma parte da trança com Nutella e a outra com coco.

Para as tranças, abra duas partes da massa no formato de um retângulo, não muito fino e espalhe o recheio, uma com Nutella e a outra com o recheio de coco, que basta misturar os ingredientes. Para fechar, vá virando a massa, como se fosse um rocambole, no sentido da largura, ficando um cilindro comprido. Junte uma das pontas e depois vá trançando delicadamente as partes e feche na ponta.

Pincele gema e leve para assar em forno a 180 ºC, por aproximadamente 40 minutos.

Depois de pronto, faça uma mistura de açúcar de confeiteiro e leite de coco, deve ficar uma consistência bem cremosa, mais para densa do que líquida e espalhe por cima da rosca quente.

Só tirei foto da rosca mista, de Nutella e coco. Seguem as fotos!

Vocês podem ver na foto, que não ficou aquela rosca fooofaaa, ficou durinho em baixo e mais firme no meio. A massa é muito boa, eu imagino que tenha sido o fermento mesmo, vou tentar fazer de novo e depois conto para vocês.

Resolvi postar, porque no final todo mundo comeu e disseram que ficou bom e que eu que estava com outra expectativa. E eu estava meeesmoo… Mas enfim, nem sempre as nossas receitam saem como a gente espera, hehehe…

Um ótimo final de semana à todos! E um Dia das Mães maravilhoso parar todas as mães!!! E para as filhas e filhos, proporcionem um dia especial para elas, afinal, o que seria de nós sem essas mulheres!

Mãezinha, FELIZ DIA DAS MÃES! E só tenho que falar uma coisinha para vocês, a MINHA MÃE é a MELHOR MÃE DO MUNDO! Vocês me desculpem, mas isso é FATO! hahaha…

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

2 Comments

  1. Puxa, essa cozinha não pára!!
    Fico uns dias sem aparecer e quando venho, tá cheio de coisas gostosas!!
    Nunca pensei como eram feitos esses pães trançados. Gostei!!

    Beijão!!

Deixe uma resposta