Olá pessoas!

Tudo bem com vocês? Véspera de Feriado, que delícia! O que vocês estão planejando para amanhã?

Amanhã eu vou cozinhar para minha mãe, depois do acidente da minha sogra, já faz mais de um mês que não passo um domingo na casa dos meus pais. Minha sogrinha já esta quase 100%, essa semana ela já tira todos os pinos do pulso, e aí fisioterapia. Ela é bem dedicada, tenho certeza de que em pouco tempo, ela já estará como era antes.

Com a Lúcia melhorando, já não estamos indo todos os dias para Garça, mas mesmo assim, não tenho ido muito na casa dos meus pais, passo por lá sempre correndo, hehehe, então, vou aproveitar o feriado amanhã e vou lá cozinhar para eles… Hoje já preparei a sobremesa, um doce de abacaxi, que é de comer a travessa inteira, depois vou postar a receita aqui.

E falando em abacaxi, há um tempo atrás a Alessandra, uma amiga nossa, pediu para eu fazer uma Cuca de Abacaxi e para ser sincera, nem sabia o que era a Cuca, eu achava que ia côco, mas não vai, hehehe… Mas foi super fácil de fazer e ficou uma delícia. Pedido feito, pedido ATENDIDO!

Receita original aqui.

CUCA DE ABACAXI CARAMELADA

Ingredientes

Cobertura

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 abacaxi pérola cortado em fatias, sem o talo

Massa

  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) cheias de margarina
  • 2 1/2 xícaras de açúcar
  • 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 copo (americano) de leite

Modo de preparo

Primeiro faça o caramelo, em uma panela, leve o açúcar e a água e deixe ferver até o ponto de caramelo dourado.

Despeje o caramelo em uma assadeira média e espalhe o caramelo por todo o fundo e laterais da assadeira. Se o caramelo esfriar e não der tempo de espalhar por toda a assadeira, leve a assadeira ao fogo, para derreter um pouco e você conseguir espalhar bem.

Distribua as fatias de abacaxi sobre o caramelo, decorando o fundo da assadeira, lembrando que os abacaxis ficarão por cima depois que você desenformar. Reserve

Na batedeira, bata o açúcar, a margarina e os ovos, até que fique uma massa fofa e esbranquiçada.

Adicione a farinha, intercalando com o leite.

Desligue a batedeira e acrescente o fermento, mexa com uma colher delicadamente, até que todo fermento esteja bem agregado.

Despeje a massa na assadeira caramelada com os abacaxis e leve ao forno médio pré-aquecido até começar a dourar. Faça o teste do palito, se ele sair limpo, está pronto. No meu forno demorou 50 minutos para ficar pronto.

Desenforme ainda quente, para evitar que o caramelo cole na forma. Se mesmo assim, ficar alguma parte colada na assadeira, esquente no fogão e depois despeje sobre o bolo.

Ao desenformar, pode acontecer de alguma fatia do abacaxi ficar grudada na assadeira, retire-as com a ajuda de uma faca, tomando cuidado para não desmanchar o abacaxi e recoloque-os sobre a cuca.

O meu desenformou bem, todas as fatias sairam inteiras na cuca.

Delícia! Se eu fosse vocês, faria hoje mesmo!

Ficou ótimo, como vai menos açúcar do que o normal na massa, o caramelo ficou no ponto, não deixando a cuca enjoativa. Vocês viram que não tem segredo, da proxima vez vou testar com outra massa, o segredo é colocar menos açúcar na massa, assim fica tudo equilibrado.

Espero que vocês tenham gostado.

Ahn! Queria parabenizar a Talita do blog Chocorango, o bebê dela nasceu dia 10/11/2011, forte e saudável. Talita querida, que o Chocoranguinho lhe traga muuuitas alegrias e que essa família linda seja sempre abençoada e iluminada, que Deus guie os caminhos do seu bebê e que a felicidade e o amor sejam ingredientes diários de suas vidas.

É engraçado como a gente se envolve, mesmo não conhecendo a Talita pessoalmente, só de acompanhar sua vida pelo blog, nos faz sentir próximos dela, torcendo sempre pela felicidade dela. E a Talita é uma pessoa muuuito doce, mega especial, sempre atenciosa, um amooorrr mesmo.

Parabénsss Mamãe!!! Felicidades infinitas para vocês!

Desde que entrei para esse mundo dos blogs, poucas pessoas foram tão receptivas como a Talita. Muito obrigada pelo carinho de sempre Talita, você é uma pessoa muuuito querida!

Um ótimo feriado a todos!!!

Beijos, beijos, beijos…