Receitinha oriental hoje!

Oiesss amigoooss!!!

Tudo bem? Semana super especial para mim, amanhã meu irmão do meio irá casar, vai ser apenas no civil, mas é um momento de muita alegria. Minha mãe está numa ansiedade só, imagine, primeiro filho a casar, é uma emoção enorme…

Hoje vou preparar um bolo especial para eles, espero que eles gostem. Já preparei a sobremesa de amanhã, nada muito glamoroso, só uma gelatina colorida, que nesse calor é uma delícia… hehehe…

Big day amanhã, depois conto tudo para vocês!

Hoje vou postar uma receitinha oriental, fiz já faz um tempinho, que são os Inari-zushi, ou sushi de saquinho. Receita adaptada do livro “Culinária Japonesa – Receitas especiais fáceis de fazer, de Emi Kazuco, editora Publifolha.

Vamos lá!

INARI-ZUSHI (ARROZ DE SAQUINHO)

Ingredientes

  • 6 aguês (tofu frito)
  • 1 xícara de arroz japonês
  • 1/2 xícara de vagem picada em rodelinhas
  • 1/2 xícara de cenoura picada em cubos bem pequenos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de azeite
  • 1/2 xícara de tikuwa (massa de peixe) picado em cubos bem pequenos
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
Para cozimento do aguê
  • 150 ml ou 2/3 de copo de saquê
  • 90 g ou 1/2 copo de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de shoyu (usei 3 colheres)
  • sal marinho

Modo de preparo

Cozinhe o arroz apenas com água e reserve.

Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a cenoura, refogue por alguns minutos, depois a vagem e por último o tikuwa. Se necessário acrescente um pouco de água para cozinhar.

Quando estiver al dent os legumes, desligue o fogo e acrescente as 3 colheres de shoyu.

Reserve.

Agora vamos preparar o aguê. Coloque os aguês em uma vasilha refratária e despeje bastante água quente para retirar o óleo dele. Deixe esfriar, escorra e esprema o excesso de água com as mãos. Corte-os ao meio, no sentido da largura e abra-os com cuidado, para fazer 12 saquinhos.

Para prepara o molho de cozimento dos aguês, em uma panela, coloque o saquê, o açúcar, o shoyu e o sal a gosto (coloquei só uma pitadinha). Junte 150 ml ou 2/3 de copo de água e deixe ferver, mexendo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Adicione os aguês, deixe ferver e abaixe o fogo, apure por uns 15 minutos, até ficarem com a cor âmbar (até que fique dourado). Retire a panela do fogo e deixe esfriarem no molho.

Agora vamos preparar o arroz, pegue o arroz já cozido e misture no refogado com os legumes, misture bem, para que fique bem homogênea a mistura. Faça 12 bolas iguais (Eu não fiz as bolas, fui recheando um a um, o tanto que cabia de arroz em cada um).

Escorra os aguês e esprema o excesso de líquido com as mãos. Recheie com o arroz e vire delicadamente a beirada para fora. Os meus eu enchi demais e não consegui virar as beiradas, hehehe.

Vamos às fotos!!!

Gente, para quem gosta de uma comidinha japonesa, essa receita fica uma delícia e está bem adaptada ao paladar brasileiro, porque a receita original, é feito apenas com arroz de sushi e gergelim.

Receitinha diferente para vocês essa semana, fazia tempo que não postava nada oriental…

Bom, deixa eu voltar para a cozinha e terminar o bolo do casamento, nossa, agora que pensei nisso, meu bolo vai ser “o bolo” do casamento. Ai, mas não sei fazer bolo daqueles super confeitados, o meu vai ser normal… Bom, depois vocês dão a opinião de vocês, hehehe…

Grande dia amanhã!!!

Beijos, beijos, beijos…

← Previous post

Next post →

7 Comments

  1. aiaiiii amo inari!!! Ta com uma cara otima!!!Vou na feira atras de ague!!!
    Parabens pro seu irmaaao!!! Felicidades aos noivos! bjoooo

  2. Ai que trem bão hein…cheguei a salivar quando vi a foto rs rs rs

  3. Minha vizinha linda sempre faz e agora eu vou fazer uma surpresa pra ela e vou levar a receita feita por mim, super adorei.

    Eli

    • Olá Eli!
      Faz sim e depois me conta o que a sua vizinha achou. É uma opção bem diferente de inarizushi, vale a pena fazer…
      Beijos querida…

  4. Nossa Elaine, inari me lembra infância qdo ia lá na casa da batchan! Saudades….
    Beijinhos, Erika

Deixe uma resposta